Eu parei de me chamar de empreendedor e por que você deveria fazer o mesmo

Eu parei de me chamar de empreendedor e por que você deveria fazer o mesmo

você adiciona “empreendedor” a todos os seus perfis de mídia social? Quando as pessoas perguntam o que você faz, você diz que é um empreendedor? Você é realmente um empreendedor?

Eu não estava, mas eu disse a todos que eu era.

Eu sempre quis meu próprio negócio. Eu me interessei ao longo dos anos e até comecei alguns, mas eu nunca fiquei com isso o suficiente para ser um sucesso.

Eu amava dizer às pessoas que eu tinha meu próprio negócio. Eu adorava adicionar “empreendedor” ao final do meu perfil no Facebook. Eu adorava postar sobre como tudo o que eu estava fazendo era tão importante e interessante.

Mas eu deveria estar me chamando de empreendedor?

É assim que o Merriam-Webster define um empreendedor:

“Aquele que organiza, gerencia e assume os riscos de um negócio ou empresa.”

Parece simples, certo? Quando você define assim, houve algumas vezes que eu poderia ter sido um empreendedor. Eu criei quatro entidades ao longo dos anos. Eu os organizei, gerenciei e assumi todo o risco dos negócios.

Mas isso é tudo que um empreendedor é?

O que é um empreendedor?
Juan José de la Torre, em seu artigo “Quem é um empreendedor?”, Definiu um empreendedor em três partes:

Um empresário é um bom começo. Como definição padrão, essa é a parte que a maioria das pessoas acerta. Todo mundo fica animado com o planejamento e a organização do empreendimento. Se esta fosse a única responsabilidade de um empreendedor, qualquer um poderia ser um deles.
Um empreendedor é o motorista. Quem é quem faz as coisas acontecerem na organização? Quem se senta no banco do motorista e garante que as coisas necessárias para o sucesso sejam concluídas? É aqui que muitos largam a bola porque, uma vez terminada a parte divertida, o trabalho duro começa. A maioria não está disposta a seguir adiante.
Um empreendedor é responsável e responsável. Quem tem as maiores participações na empresa? Quem tem mais a perder? Quem assume a responsabilidade de ser o catalisador necessário para levar a empresa ao sucesso? O empreendedor faz o que é preciso e assume a responsabilidade de ser o único responsável.
Nos negócios que criei, eu era ótimo como titular. Eu era como um puro-sangue que saiu rapidamente do portão, mas vacilou após o primeiro turno. Eu poderia tirar o negócio do chão. Mas quando se tratava de dirigir o negócio ou ser responsável pelo sucesso da empresa, eu falhava o tempo todo.

A razão pela qual muitos fracassam no empreendedorismo é porque gostam do glamour de dizer às pessoas que começaram um negócio. Mas eles não querem entrar na máquina e suar. Eles gostam da idéia de postar fotos deles mesmos nas mídias sociais com a hashtag #entrepreneurlife. Mas eles não querem sujar as mãos com as coisas necessárias para ter sucesso.

Quando a maioria vê que é preciso muito trabalho duro, eles vacilam e deixam o negócio morrer.

Eu fiz. Eu fiz isso toda vez.

Estudo de caso: BigHeadBoy Design
No final de 2000, meu amigo e eu fizemos um grande contrato de web design. Nós trabalhamos muito bem juntos, então nós oficializamos e decidimos que sairíamos juntos como uma parceria.

Nós pensamos que seria fácil. Esse foi o nosso primeiro erro.

Montamos a LLC e depositamos nosso dinheiro no banco. Nenhum de nós sabia o que diabos estávamos fazendo. Sabíamos que precisávamos cumprir os termos do contrato, então trabalhamos para fazer isso.

Mas, nem todos os empresários têm esses novos celulares legais? E não precisamos começar a promover nossos negócios para conseguir mais clientes? Nós precisávamos de materiais de marketing. Precisávamos dos melhores materiais de marketing.

Encontramos muitas coisas para gastar nosso dinheiro e logo, a maior parte se foi. Estávamos conversando com novos clientes que ficaram impressionados com nossos folhetos e sites sofisticados de marketing. Mas ninguém estava dirigindo o carro. Ninguém estava se responsabilizando pelo negócio.

Por que eu deveria ser responsável por tudo? Eu já estou construindo sites e fazendo chamadas de vendas. Eu estava lutando para encontrar tempo para fazer as coisas necessárias para manter o negócio à tona. Minhas desculpas eram que eu tinha um emprego em tempo integral e uma doença mental incômoda. Eu me deliciei com as desculpas.

Nenhum de nós pediu ajuda e, em pouco tempo, a pressão de tentar manter todas as bolas no ar cobrava seu preço.

Eu deixei o negócio. Meu amigo pegou outro parceiro e tentou continuar, mas ninguém estava disposto a ser o motorista. Ninguém queria ser responsável.

Falhamos.

Foto de Steve Halama no Unsplash
Você é um empreendedor?
Você está assumindo a responsabilidade de conduzir seu negócio ao sucesso? Ou você quer apenas postar pornografia no Instagram? Você está disposto a se apressar e comer merda, ou você quer se parecer com você?

Se você está adicionando “empreendedor” a todos os seus perfis sociais, você está fazendo o que é preciso para ser um sucesso? Você está disposto a ser o acionador de partida, o motorista e o responsável por tudo?

Eu faço as coisas um pouco diferentes agora. Eu ainda possuo uma LLC, mas eu não me considero um empreendedor. Eu ainda estou na fase inicial. Assumi o risco, mas ainda não decidi o caminho que preciso seguir para ter sucesso. Sim, estou me esforçando para fazer algo fora do meu negócio. Eu estou entendendo como eu vou. Eu não estou tentando assumir que eu sei de alguma coisa. Estou aprendendo com cada passo que dou.

Um dia, quando tenho um negócio próspero, posso dizer às pessoas que sou um empreendedor. Até lá estou comendo muita merda. Estou pagando minhas dívidas e encontrando meu caminho para o sucesso.

Você ainda acha que é um empreendedor? Se você é, eu te aplaudo! Você tomou as rédeas e está fazendo o que é necessário para conduzir seu empreendimento ao sucesso. Você poderia ensinar alguns de nós uma coisa ou duas sobre o que é ser um empreendedor.

Se você é como eu e está encontrando o seu caminho, tenho algumas palavras para você:

Há muitos de nós que estão no mesmo lugar. Mantenha apressando. Continue comendo merda todos os dias. Continue pagando suas dívidas. Faça o que for preciso para chegar onde você quer. Seja um iniciante. Seja um motorista. Seja o responsável por tudo.

Ganhe o título de empreendedor.

Eu sou.